SOBRE

O CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI conta com um sistema de GOVERNANÇA CORPORATIVA, em sua gestão, com a finalidade de criar e operacionalizar mecanismos que mitiguem os riscos e assegurem um melhor desempenho, a sustentabilidade e a perenização da Instituição dentro de uma melhoria contínua.

A governança corporativa expressa o conjunto de valores do Leonardo da Vinci a todos os públicos com os quais se relaciona. Esse conjunto de valores, essenciais para a boa governança, compreende a integridade ética, o senso de justiça, a exatidão na prestação responsável de contas, a conformidade com as instituições legais e a transparência nas ações dos responsáveis pela organização.

NOSSA ESTRUTURA

Leonardo da Vinci - estrutura da governança corpotativa

POLÍTICAS E REGIMENTOS

Código de conduta e ética

Contempla diretrizes de conduta ética e moral que servem de referencial para o comportamento dos diretores, gestores e colaboradores, bem como dos terceirizados, prestadores de serviços, fornecedores e parceiros de negócios.

Política de prevenção de fraudes

Apresenta conceitos e esclarece, aos colaboradores, terceirizados, parceiros, clientes e fornecedores comerciais, sobre os procedimentos de prevenção e identificação de operações suspeitas de fraude, sobre a adoção das medidas necessárias para combate e denúncia de tal crime, e também norteia quanto à postura a ser adotada durante a condução de negócios e a realização de atividades no tocante às leis e às práticas de prevenção mais adequadas.

Política de doações e contribuições

Estabelece um direcionamento estratégico e orienta as decisões relativas às doações e contribuições efetuadas e recebidas pela Instituição.

Política para transações com partes relacionadas

Visa estabelecer regras para assegurar que todas as decisões envolvendo transações com partes relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses sejam tomadas tendo em vista os valores e os interesses da Instituição.

Política de retenção de dados

Estabelece conceitos, diretrizes e procedimentos para regulamentar a sistemática de gestão de dados da Instituição, visando à proteção de documentos e informações em meio físico, eletrônico, entre outros, quanto à integridade, confidencialidade e disponibilidade.

Política de comunicação integrada

Promove uma comunicação integrada entre a Instituição e todos os públicos com os quais se relaciona, de forma alinhada, coordenada e sinérgica, tendo como base as diretrizes do Planejamento Estratégico, a fim de ampliar a percepção da marca e a reputação corporativa.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO

Disciplina o funcionamento do Conselho Consultivo, órgão que tem como objetivos assessorar a Mantenedora e o Fórum de Diretoria da Instituição para o seu melhor desempenho, contribuir para a reflexão e as discussões de melhores estratégias, introduzir e incentivar a adoção de melhores práticas de governança corporativa e auxiliar o direcionamento das estratégias para o fortalecimento do ambiente de controles internos, gestão de riscos e compliance.

REGIMENTO DO FÓRUM DE DIRETORIA

Disciplina o funcionamento do Fórum de Diretoria, órgão que tem como objetivos discutir e deliberar assuntos pertinentes às diretorias e à vice-diretoria, monitorar os indicadores pedagógicos, administrativos e financeiros, implementar projetos e estratégias para o fortalecimento do ambiente corporativo e para a gestão de riscos e compliance, com vistas à obtenção de melhores resultados institucionais.

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUCESSÃO

Disciplina o funcionamento do Comitê de Governança Corporativa e Sucessão, órgão que tem como objetivos promover, acompanhar e assegurar a adição das melhores práticas de Governança Corporativa, coordenar o processo de implementação e manutenção de tais práticas, propor alterações, atualizações e melhorias, quando necessário, e apoiar, acompanhar e promover as ações para o processo de sucessão.

Regimento interno do comitê de estratégia e finanças

Disciplina o funcionamento do Comitê de Estratégia e Finanças, órgão que tem como objetivo apoiar a Mantenedora, o Conselho Consultivo e o Fórum de Diretoria, contribuindo para reflexão e discussões sobre as melhores estratégias de atuação e de finanças para o curto, médio e longo prazo.

CANAL DE DENÚNCIAS

O Centro Educacional Leonardo da Vinci, comprometido com os mais altos padrões de integridade em todas as suas atividades e negócios, e dentro das premissas do seu Código de Conduta e Ética, criou este canal de denúncias com o objetivo é garantir suporte ao cumprimento das regulamentações, regras e políticas corporativas, aplicáveis à Instituição conforme previsto em seu Programa de Compliance

Os funcionários, colaboradores, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores (stakeholders) podem denunciar, por meio deste canal, quaisquer violações potenciais de leis, regras ou políticas, sem a necessidade de se identificarem.

Devem ser denunciadas situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza (fraude, corrupção, assédio, discriminação, segurança ou desvios de conduta), relacionadas às atividades do Centro Educacional Leonardo da Vinci.

Todas as denúncias recebidas serão analisadas e classificadas conforme protocolo previamente definido e tratadas de acordo com a complexidade que o caso exigir. Por essa razão, as informações fornecidas precisam ser verdadeiras e completas.

Um comitê foi criado para o recebimento, tratamento e acompanhamento das denúncias.

O Centro Educacional Leonardo da Vinci, ciente da importância do canal de denúncias para o sucesso do Programa de Compliance, garantirá total sigilo aos denunciantes.

O canal de denúncias, onde os reportes poderão ser feitos por meio da plataforma eletrônica, encontra-se no local identificado abaixo.

Descreva abaixo sua denúncia