O trabalho pedagógico desenvolvido no Ensino Médio tem por objetivo contribuir para a formação integral dos alunos e prepará-los para enfrentar e vencer os desafios propostos pelo PAS, ENEM e vestibulares. O Leonardo da Vinci possibilita aos alunos o ingresso nas melhores universidades, sem a necessidade de fazer cursinhos pré-vestibulares, por meio de simulados, aulas de revisão, material pedagógico e excelente equipe de professores, obtendo maiores índices de aprovação a cada ano.

HORÁRIO DE AULA

1ª SÉRIE Matutino: Das 7h às 12h30 (quatro vezes por semana) e das 7h às 13h20 (uma vez por semana).
Vespertino: Segundas ou quintas-feiras, com uma aula de Educação Física e laboratórios de Física, Química, Biologia e Redação. *Na Unidade Sul, essas aulas ocorrem somente às segundas-feiras.

2ª SÉRIE Matutino: Das 7h às 12h30 (duas vezes por semana) e das 7h às 13h20 (três vezes por semana).
Vespertino: Terças ou quartas-feiras, com uma aula de Educação Física e laboratórios de Física, Química, Biologia e Redação. *Na Unidade Sul, essas aulas ocorrem somente às terças-feiras.

3ª SÉRIE Matutino: Das 7h às 13h20 (todos os dias da semana).
Vespertino: Uma aula de Educação Física e uma aula de Redação de 15 em 15 dias, a serem informadas no início do ano letivo.

COMPONENTES CURRICULARES

Confira os componentes curriculares do ensino médio

   Língua Portuguesa
   Artes Visuais
   Música e Teatro
   Educação Física
   História
   Geografia
   Filosofia
   Sociologia
   Biologia
   Física
   Química
   Matemática
   Inglês
   Espanhol (opcional, no contraturno)

NOSSOS PROJETOS

Aprendendo a aprender. Muito além das aulas convencionais.

PROJETO PROSSEGUIR

Nas fases de mudança, do 5º para o 6º ano, do 8º para o 9º ano e do 9º ano para o Ensino Médio, a equipe pedagógica conduz atividades especiais, com o objetivo de promover as transições de forma gradativa, reduzir a ansiedade dos alunos e prepará-los para os novos desafios.

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING

O trabalho de combate ao bullying ocorre de forma contínua no Leonardo da Vinci. A equipe de professores, funcionários, orientadores e coordenadores é instruída a promover um trabalho de prevenção e combate ao bullying por meio de atividades em que são desenvolvidas habilidades como a empatia, o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima. A equipe também é orientada a identificar casos de bullying em sala de aula e nos espaços escolares. Dessa forma todos buscam oferecer um ambiente escolar saudável ao desenvolvimento dos alunos.

PARA SER +

Para o desenvolvimento de um Projeto de Vida faz-se necessário conscientizar o estudante de que, com a ajuda de outros, é possível ir mais longe. O projeto Para Ser + visa promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, do autoconhecimento, da autogestão e do pensamento crítico, ao longo de toda a jornada escolar, para que as crianças e os jovens possam fazer suas escolhas de forma consciente, a partir da análise de tudo que os cerca. As atividades também buscam preparar os alunos para os desafios da vida, criando hábitos de estudo e de organização que contribuem para uma maior produtividade. Nesse contexto, a Orientação Vocacional e Profissional também é parte importante do trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Médio.

JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR

O Leonardo da Vinci busca envolver o aluno, a família e a escola em ações que despertem a consciência cidadã. Ao longo do ano, são desenvolvidas campanhas para promover valores éticos e morais e difundir atitudes positivas, tais como: campanhas de responsabilidade social, campanha de educação sustentável, campanha de combate à corrupção, campanha de valorização da vida.

OLIVINCI

A Olivinci é um torneio esportivo interno e tem por objetivo possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações de colaboração e de aceitação das diferenças individuais. Com base nos jogos cooperativos, os alunos consideram os colegas como parceiros e não como adversários.

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

As Olimpíadas do Conhecimento visam estimular a curiosidade científica dos estudantes e revelar talentos. A equipe de professores do Leonardo da Vinci apoia a preparação e a participação dos alunos em todas as etapas desses desafios.

ONUVINCI

Projeto pedagógico direcionado aos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Por meio de simulações de comitês da ONU, são desenvolvidas habilidades de liderança, oratória e negociação, a fim de ampliar os conhecimentos sobre política nacional e internacional. O projeto proporciona interação com alunos da UnB e conhecimento de futuras áreas de atuação profissional.

ALUNOS MENTORES – ENSINAR PARA APRENDER

Em grupos de estudo, os alunos do Ensino Médio compartilham conhecimentos dando aulas para os colegas. São momentos de interação, acolhida e aprendizagem que resultam na melhora de rendimento escolar de todos os envolvidos.

CINE VINCI

São promovidas sessões de cinema das obras indicadas pelo PAS/UnB. A exibição dos filmes é seguida de debates interdisciplinares com professores e alunos do Ensino Médio.

PROJETO ECOTRILHAS DO BRASIL

Responsável pelas atividades de turismo de aventura e ecoturismo. Procura desenvolver a capacidade de superação dos alunos, trabalha a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O Leonardo da Vinci realiza a maior atividade de turismo de aventura das escolas do DF com a conquista do Pico da Bandeira – MG.

VEM SER VINCI

Curso oferecido para alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio com o objetivo de aprofundar conteúdos, estimulando a aprendizagem de temas relevantes abordados nos processos seletivos das universidades do País e das Olimpíadas do Conhecimento.

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO (1ª E 2ª SÉRIES)

Trata-se de atividade quinzenal obrigatória, em turno contrário ao das aulas regulares, que complementa a carga horária de redação. Tem por objetivo oferecer ao aluno a preparação necessária para enfrentar os desafios propostos pelo PAS/UnB, vestibular tradicional e ENEM que, a cada dia, valorizam mais a produção textual.

AULAS EXTRAS DIRECIONADAS/PLANTÕES DE DÚVIDAS

São oferecidas em turno contrário ao das aulas regulares, nos componentes de Matemática, Língua Portuguesa e Física, e possibilitam aos alunos aprofundarem conhecimentos e tirarem dúvidas.

PLANTÃO DE REDAÇÃO – 3ª SÉRIE

Cada aluno, periodicamente, por meio do site, agenda um encontro em turno contrário, em dia da semana previamente definido, com o professor de Redação que, individualmente, analisa a produção escrita pelo aluno e dá sugestões de melhoria do texto com base nas orientações das universidades e do ENEM.

AULAS DE ATUALIDADES

Com o objetivo de preparar os nossos alunos para enfrentarem os diversos desafios, em especial o ENEM, o Leonardo da Vinci oferece o componente curricular “Atualidades”, na 3ª série do Ensino Médio, de modo a proporcionar situações de diálogo, reflexão e construção de argumentações sobre temas e acontecimentos marcantes no Brasil e no mundo.