Nessa fase, o adolescente vive um momento marcado pela intensidade de emoções, pela descoberta de seus potenciais, pela formação de sua identidade e, por isso, contesta, critica, questiona. O Leonardo da Vinci estimula a formação de cidadãos capazes de agir com consciência e senso crítico diante das mais diferentes situações que ocorrem na vida em sociedade.

HORÁRIO DE AULA

6º Ano:
Matutino: Das 7h30 às 12h50
Vespertino: (nas unidades Norte e Taguatinga) Das 13h45 às 19h05 Devido à implementação progressiva do Programa Bilíngue.

7º Ano e 8ª Ano:
Matutino: Das 7h30 às 12h
Vespertino: (apenas nas unidades Norte e Taguatinga) Das 13h45 às 18h15

COMPONENTES CURRICULARES

Confira os componentes curriculares do ensino fundamental II

   Língua Portuguesa
   Matemática
   História
   Geografia
   Ciências
   Inglês
   Educação Física
   Arte (Artes Visuais/Música/Teatro)
   Filosofia
   Espanhol (opcional, no contraturno)

NOSSOS PROJETOS

Aprendendo a aprender. Muito além das aulas convencionais.

PROJETO PROSSEGUIR

Nas fases de mudança, do 5º para o 6º ano, do 8º para o 9º ano e do 9º ano para o Ensino Médio, a equipe pedagógica conduz atividades especiais, com o objetivo de promover as transições de forma gradativa, reduzir a ansiedade dos alunos e prepará-los para os novos desafios.

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING

O trabalho de combate ao bullying ocorre de forma contínua no Leonardo da Vinci. A equipe de professores, funcionários, orientadores e coordenadores é instruída a promover um trabalho de prevenção e combate ao bullying por meio de atividades em que são desenvolvidas habilidades como a empatia, o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima. A equipe também é orientada a identificar casos de bullying em sala de aula e nos espaços escolares. Dessa forma todos buscam oferecer um ambiente escolar saudável ao desenvolvimento dos alunos.

JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR

O Leonardo da Vinci busca envolver o aluno, a família e a escola em ações que despertem a consciência cidadã. Ao longo do ano, são desenvolvidas campanhas para promover valores éticos e morais e difundir atitudes positivas, tais como: campanhas de responsabilidade social, campanha de educação sustentável, campanha de combate à corrupção, campanha de valorização da vida.

OLIVINCI

A Olivinci é um torneio esportivo interno e tem por objetivo possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações de colaboração e de aceitação das diferenças individuais. Com base nos jogos cooperativos, os alunos consideram os colegas como parceiros e não como adversários.

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

As Olimpíadas do Conhecimento visam estimular a curiosidade científica dos estudantes e revelar talentos. A equipe de professores do Leonardo da Vinci apoia a preparação e a participação dos alunos em todas as etapas desses desafios.

ONUVINCI

Projeto pedagógico direcionado aos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Por meio de simulações de comitês da ONU, são desenvolvidas habilidades de liderança, oratória e negociação, a fim de ampliar os conhecimentos sobre política nacional e internacional. O projeto proporciona interação com alunos da UnB e conhecimento de futuras áreas de atuação profissional.

INVESTIGADORES VINCI

Projeto interdisciplinar que tem por finalidade incentivar a pesquisa como instrumento de construção do conhecimento. Por meio de trabalhos individuais e em grupos, os alunos relacionam teoria e prática e desenvolvem o pensamento investigativo, crítico e criativo, aprendendo, ainda, a trabalhar em equipe. Em eventos como a “Feira Cultural” e a “Mostra de Descobertas”, os alunos do Ensino Fundamental I e II apresentam as produções artísticas, culturais e literárias resultantes das suas investigações.

DA VINCI BILÍNGUE – PROGRAMA DE ENSINO BILÍNGUE (1º ao 6º ano)

Aprender uma língua adicional, como o inglês, traz inúmeros benefícios educacionais e psicológicos, tais como: flexibilidade cognitiva, desenvolvimento socioemocional, crescimento pessoal e profissional, ativação da memória, poder de decisão. O EDIFY é um programa da Cultura Inglesa, criado para potencializar o Ensino da Língua Inglesa em escolas. Apresenta uma metodologia baseada em práticas que vão além do conteúdo linguístico, o que estimula o aluno a desenvolver habilidades de vida por meio de materiais e atividades inovadoras. As aulas são ministradas pelos professores de inglês do Leonardo da Vinci, formados pela Equipe Edify, com uma metodologia que valoriza a oralidade e o desenvolvimento de projetos. Ao longo do processo, os alunos também são preparados para os exames de Cambridge. São ofertadas cinco aulas semanais de inglês em horário regular.

PROJETO ECOTRILHAS DO BRASIL

Responsável pelas atividades de turismo de aventura e ecoturismo. Procura desenvolver a capacidade de superação dos alunos, trabalha a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O Leonardo da Vinci realiza a maior atividade de turismo de aventura das escolas do DF com a conquista do Pico da Bandeira – MG.

TECVINCI – DA VINCI STEAM (6º ano)

Por meio da metodologia STEAM, os alunos desenvolvem projetos para resolução de problemas reais, criando soluções tecnológicas, por intermédio da aplicação de conhecimentos das diferentes áreas (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) de forma crítica e ética. Nesse processo, aprendem a investigar a sociedade ao seu redor em busca de problemas que possam ser solucionados pela tecnologia, além de debater e defender ideias e soluções, explicando a utilidade e funcionalidade de um produto criado.

LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Aulas práticas que auxiliam efetivamente os alunos na aprendizagem dos conhecimentos teóricos. São ministradas no horário regular de aulas, com a utilização de modernos recursos pedagógicos e tecnológicos.

AULAS EXTRAS DIRECIONADAS

São oferecidas após o horário regular de aulas, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, e possibilitam aos alunos aprofundarem conhecimentos e tirarem dúvidas.

AULAS DE APROFUNDAMENTO EM MATEMÁTICA (8º ano)

O Programa de Aprofundamento em Estudos Matemáticos é um momento específico para potencializar as habilidades matemáticas dos alunos. Busca oportunizar aos alunos de alto desempenho em Matemática o alargamento de suas capacidades intelectuais. Há encontros semanais, que ocorrem no turno vespertino, em duas horas-aula. A partir da solução de problemas, o aluno é desafiado a mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, a elaborar novas estratégias, a testar e a confirmar hipóteses que o auxiliem a encontrar as respostas e as soluções adequadas.